Carnaval de Ilhéus será apenas de manifestações populares
Além das festividades relativas ao período momesco promovidas pela Prefeitura de Ilhéus, na Avenida Soares Lopes, neste ano, vários outros eventos, que correspondem a manifestações populares, serão realizados no município, oferecendo opções para todos os gostos. Para comemorar os 28 anos de existência, o Grupo de Preservação da Cultura Negra Dilazenze escolhe nesta quinta-feira, dia 27, a Rainha Dilazenze/2014, na 18ª Noite da Beleza Negra. Haverá a apresentação de vários grupos de dança como o corpo de balé afro do Dilazenze, o Dançarte e o grupo As Estrelas, com a participação da banda percussiva, além da Banda Zahra, revelação da música ilheense. O evento vai iniciar às 19 horas, no Espaço Cultural Dilazenze, na Avenida Brasil, nº 512, no Bairro Conquista.
Contudo, desde o último final de semana, ilheenses e turistas fazem a folia no município. No sábado, dia 22, o bloco ‘As Muringuetes do Pontal’, levaram várias pessoas às ruas do bairro. Pela tradição, para sair no cortejo, os homens devem estar devidamente vestidos de mulher. E os ilheenses não pouparam nos acessórios. Perucas, maquiagem, salto alto, decotes, minissaias fizeram parte da indumentária dos foliões, fazendo perpetuar a tradição popular do município.
E as manifestações culturais em Ilhéus não param. À meia-noite da sexta-feira, dia 28, o bloco Zé Pereira vai invadir as ruas do Pontal ao som de canções de antigos carnavais. A concentração será na Praça São João Batista, próximo ao Bar do Jorginho, e a previsão é que cerca de 400 foliões participem do desfile, acompanhados por charangas. “O Zé Pereira, começou há 25 anos como uma brincadeira de moradores, tornando-se, hoje, tradição, e é uma forma de resgatar as velhas marchas carnavalescas, além de trazer à população uma maneira criativa de diversão”, informa a presidente do bloco, Joana Angélica Dias da Silva.
No próximo sábado, 1º de março, está programado o Baile Revivendo Carnavais, a partir das 21 horas, no Salão Elegante Eventos, no final da Rua Coronel Pessoa. A festa do Pontal se estende no domingo, dia 2, com a saída do bloco Seca Copo, a partir das 20 horas; já na segunda-feira, dia 3, vai ocorrer o Baile Infantil, a partir das 17 horas, no Salão Elegante Eventos; e, às 22 horas, o bloco Jorginho e Cia promete muito som e descontração no Bar do Jorginho. Desta forma, o bairro mantém a sua tradicional agenda carnavalesca, tornando-se uma alternativa para os foliões.